Pesquisa Ciclosoft
Pesquisa Ciclosoft
Publicações
Publicações

Ciclosoft 2020 – A maior pesquisa sobre coleta seletiva e logística reversa  do Brasil

26 anos de pesquisa

Desde 1994, o Cempre realiza a pesquisa Ciclosoft, reunindo informações sobre os programas de coleta seletiva e logística reversa no país, sobre a composição dos resíduos sólidos urbanos, incluindo também indicadores e informações relacionadas aos modelos de coleta adotados, a participação das cooperativas e os custos de operação.

A pesquisa Ciclosoft tem abrangência geográfica em escala nacional e possui periodicidade bianual de coleta de dados.

A metodologia consiste no levantamento de dados através do envio de questionário e visitas técnicas às prefeituras, com o  objetivo de demonstrar quais municípios contam com programas de coleta seletiva e logística reversa e como funcionam.

Ciclosoft 2020

No aniversário de 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a pesquisa teve a metodologia na coleta das informações junto aos gestores públicos e as organizações de catadores atualizada, no intuito de aprofundar os indicadores pesquisados, bem como na forma de visualização das informações, incluindo o impacto sofrido pelos sistemas no contexto da pandemia causada COVID-19.

Em breve: site Ciclosoft 2020

Edições anteriores

Confira aqui as pesquisas Ciclosoft anteriores:

Veja também
Receba
nossas notícias
no seu e-mail
Se tem alguma
dúvida, entre em
contato conosco!
Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.