Como reciclar meu resíduo?
Como reciclar meu resíduo?
Guia da Reciclagem
Fique por dentro da reciclagem de resíduos

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2021, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil gerou cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). Esse montante equivale a 390kg por habitante em um ano.

Do total gerado, 92,2% dos resíduos foram coletados, mas isso não garante que todo esse material recebe a destinação ambientalmente adequada, pois parte desses resíduos ainda é enviada para os lixões, impactando diretamente o meio ambiente  e a saúde da  população.

O Brasil ainda apresenta baixos índices de reciclagem total, tanto da fração seca quanto da orgânica, dos resíduos sólidos. De acordo com a distribuição gravimétrica apresentada no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), os resíduos orgânicos representam 45,3% dos RSU, enquanto os resíduos secos compõem 39,2% do volume total, enquanto 15,5% são rejeitos. Atualmente, não há um índice do montante total de resíduos sólidos urbanos reciclado no país, estando disponíveis apenas as taxas de reciclagem por material reciclável – plásticos, vidro, metais e papel – que podem ser encontradas aqui.

Clicando nos ícones abaixo, você encontrará mais informações sobre o processo de reciclagem de cada tipo de material.

Alumínio
Aço
Embalagem longa vida
Resíduo orgânico
Papel
Plástico
Pneus
Vidro

Acontece CEMPRE
Receba
nossas notícias
no seu e-mail

Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.