Economia Circular
Economia Circular
Referências
Referências

É possível imaginarmos um mundo onde os resíduos gerados possam se tornar insumos para novos materiais?

Essa é a principal proposta da economia circular, com a criação de um novo modelo de visão cíclica e contínua de produção, redução de desperdícios, reaproveitamento dos resíduos e reintrodução da matéria-prima no ciclo produtivo.

O conceito de economia circular, embora existente há um bom tempo, é um tema que vem sendo muito discutido e que demanda esforços conjuntos para ser implementado.

De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, economia circular se baseia em três princípios:

  • Repensar e redesenhar materiais, eliminando resíduos e poluição desde o princípio;
  • Manter materiais em uso: os resíduos são recursos e instrumentos essenciais para a circularidade;
  • Regenerar sistemas naturais: mantê-los vivos após uso.

Dessa maneira, entendemos que a reciclagem é um processo importante dentro do conceito de circularidade, sendo precedida por diversas ações que trazem funcionalidade a todo sistema.

Fonte: Ellen MacArthur Foundation
Acontece CEMPRE
Receba
nossas notícias
no seu e-mail

Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.