Abaixo você encontrará respostas para as perguntas mais frequentes sobre os resíduos sólidos e sua gestão no Brasil.
Envie a sua solicitação e dados da cooperativa (Nome, endereço, telefone, e-mail, materiais coletados, CNPJ e licenças, se houver) para o e-mail cempre@cempre.org.br.
O CEMPRE possui diversas formas de parceria para a realização de projetos. Solicitamos que entre em contato pelo e-mail cempre@cempre.org.br com as informações sobre o seu projeto.
Solicitamos que clique aqui para verificar as condições para associação e enviar-nos e-mail. Em breve, retornaremos o contato.
O CEMPRE trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem dos resíduos por meio de estudos, técnicas, seminários e bancos de dados. Clique aqui para pesquisar materiais gratuitos para downloads.
Sim. Autorizamos o uso de material, desde que a fonte seja citada.
Essa informação pode ser obtida junto à cooperativa de catadores mais próxima de você, que pode ser localizada no site Rota da Reciclagem
Orientamos que procure o fabricante do pneu, para obter informações sobre os pontos de descarte. Você pode, também, entrar em contato com a cooperativa de catadores mais próxima de você. Localize-os acessando o link.
A recomendação é que os papéis para fins sanitários sejam descartados juntos com os não recicláveis, não são recicláveis e podem conter substâncias contaminantes.
Não compramos ou recolhemos material para reciclagem. Para obter a lista dos sucateiros/recicladores mais próximos de você que possam ter interesse no material, acesse https://www.rotadareciclagem.com.br/index.html
O descarte de medicamentos vencidos ou em desuso e suas embalagens deve ser feito nos Ponto de Entrega Voluntária (PEV), disponíveis em algumas farmácias e drogarias.
O CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, dedicada à promoção da reciclagem dos resíduos sólidos no país e o aproveitamento adequado dos materiais.
Baseado no conceito de responsabilidade compartilhada, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010, o CEMPRE trabalha para promover a conscientização da sociedade sobre a importância da separação adequada dos resíduos sólidos, para assessorar as empresas no desenvolvimento de projetos e sistemas de logística reversa, bem como para apoiar o poder público na elaboração e implementação de políticas voltadas à gestão adequada de resíduos sólidos.
De maneira geral, plásticos, vidros, papéis e metais secos e limpos podem ser reciclados. Já os guardanapos e papeis higiênicos usados não são recicláveis. A possibilidade de reciclar um material dependerá também da região em que ocorrerá o descarte, considerando que é necessária uma infraestrutura de coleta, triagem, aproveitamento desses materiais, envolvendo as cooperativas e recicladores da região. Indicamos a busca nos rótulos das embalagens sobre a reciclabilidade do produto.
Ainda com dúvida? Entre em contato conosco.