O CEMPRE
O CEMPRE

O CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, dedicada à promoção da reciclagem dos resíduos sólidos no país, visando a redução de desperdícios e o aproveitamento adequado dos materiais.

Reciclagem

A reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos envolvendo a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, de acordo com o conceito trazido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A reciclagem é uma etapa importante dentro da gestão de resíduos, devendo ser antecedida pela não geração, redução, reutilização dos materiais, para só então entrar no processo tratamento dos resíduos. Esgotadas as alternativas para tratamento dos materiais, deve ser dada a disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos.

O CEMPRE trabalha para que a reciclagem seja uma ferramenta técnica, inclusiva e transformadora, que promova a reintrodução dos materiais na cadeia de produção.

Economia Circular

É possível imaginarmos um mundo onde os resíduos gerados possam se tornar insumos para novos materiais?

Essa é a principal proposta da economia circular, com a criação de um novo modelo de visão cíclica e contínua de produção, com redução de desperdícios, reaproveitamento dos resíduos e reintrodução da matéria-prima no ciclo produtivo.

O conceito de economia circular, embora existente há um bom tempo, é um tema que vem sendo muito discutido atualmente e que demanda esforços conjuntos para ser implementado.

De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, o conceito de economia circular se baseia em três princípios:

Dessa maneira, entendemos que a reciclagem é um processo importante dentro do conceito de circularidade, sendo precedida por diversas ações que trazem funcionalidade a todo sistema.

Fonte: Ellen MacArthur Foundation
Nossos associados
Veja também
Receba
nossas notícias
no seu e-mail
Se tem alguma
dúvida, entre em
contato conosco!
Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.