CEMPRE Review 2019
CEMPRE Review 2019
Publicações
Publicações

Um panorama da reciclagem no Brasil.

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos simbolizou um avanço emblemático no movimento pela sustentabilidade na gestão de resíduos no no país, tendo o CEMPRE participado ativamente da sua elaboração.

A publicação da lei, em agosto de 2010,  representou uma importante conquista, alcançada após longo processo de debate entre a sociedade civil, academia, poder público.

O engajamento do setor industrial com o poder público ganhou força  com a assinatura do acordo setorial e a articulação em torno da Coalizão Embalagens, entidade criada com o objetivo de desenvolver uma solução para a complexa logística reversa de embalagens pós consumo, da qual o CEMPRE exerceu a função de Secretaria Executiva de 2015 a 2018.  

Os resultados da primeira fase do acordo setorial formalizado em 2015 junto ao governo federal para recuperação e retorno das embalagens como matéria-prima às indústrias, comprovam o sucesso do caminho até agora trilhado.

Cempre Review 2019

O Cempre Review traz de forma detalhada a evolução da gestão de resíduos no país.

BAIXAR CEMPRE REVIEW 2019
Acontece CEMPRE
Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.