Missão e valores
Missão e valores

MISSÃO

Promover a educação ambiental para reciclagem e o entendimento do conceito gestão compartilhada na gestão dos resíduos sólidos.
Promover o estudo, incentivo e apoio técnico e institucional ao desenvolvimento de soluções para a gestão de resíduos sólidos e dos sistemas de logística reversa.
Promover a reciclagem pós-consumo, a redução de desperdícios, o aproveitamento dos resíduos como matéria-prima de valor econômico e social e as práticas de economia circular.
Fomentar o estudo e o desenvolvimento de projetos de ecodesign, visando à redução de resíduos gerados e a preservação dos recursos naturais.
Fomentar a universalização da coleta seletiva de RSU e a estruturação da cadeira recicladora em diferentes regiões do país.

Fomentar o debate e a articulação político e institucional junto aos diversos setores da economia, poder público, cadeia recicladora, comunidade científica, e sociedade para a adequada destinação de resíduos sólidos.
Fomentar o intercâmbio e cooperação nacional e internacional para o desenvolvimento de soluções e inovações para reciclagem em todo território nacional.
Promover o fortalecimento das cooperativas de catadores, o aproveitamento adequado dos resíduos e das práticas de economia circular.

VALORES

  • Neutralidade;
  • Experiência;
  • Integração;
  • Credibilidade.

Acontece CEMPRE
Receba
nossas notícias
no seu e-mail

Sobre o
CEMPRE

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, que trabalha para a promoção da reciclagem, da logística reversa e do conceito de responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando junto à iniciativa privada, ao setor público e à sociedade civil. Ao longo dos seus 28 anos de existência, o CEMPRE desenvolveu diversas publicações de apoio à educação ambiental para reciclagem, manuais para cooperativas de catadores e agentes públicos, e a tradicional Pesquisa Ciclosoft, que representa a maior base de dados sobre coleta seletiva do país.