Manuais
Manuais
Publicações
Publicações

Lixo Municipal – Manual de gerenciamento integrado

Publicado em 2018

A obra foi concebida e organizada por iniciativa e responsabilidade própria do CEMPRE e do IPT, que contaram com a colaboração indispensável e indissociável de diversos autores, cujas contribuições se fundiram dando origem a uma criação autônoma e coletiva de extrema valia como instrumento de gestão ambiental.

Guia da Coleta Seletiva

Publicado em 2014

A publicação tem por objetivo esclarecer dúvidas básicas e propor soluções práticas e viáveis para a implantação e gerenciamento de programas de coleta seletiva nas prefeituras em todo o território brasileiro. No entanto, as informações aqui disponíveis podem ser transpostas para sistemas de coleta seletiva de menor escala, gerenciados por ONG’s, condomínios, escolas, associações de moradores, entre outros, desde que executadas as devidas adaptações relativas à dimensão e aos objetivos do projeto.

Guia da Cooperativa de Catadores

Publicado em 2010

A publicação tem por objetivo esclarecer dúvidas básicas para a formação e gerenciamento de cooperativas de coleta seletiva em todo o território brasileiro. Reúne informações desde os princípios do cooperativismo, procedimentos legais de organização e experiências de cooperativas de materiais recicláveis.

Reciclino

Publicado em 2006

O livro ensina de uma forma lúdica a importância da reciclagem de materiais e que, cuidando do meio ambiente, teremos um futuro mais sustentável

Caderno de Reciclagem – Coleta de papel em escritório

Publicado em 2005

Destina-se à coleta de papel em escritório, fornecendo informações necessárias à crescente demanda de empresas que se propõem a promover a reciclagem deste material como forma de conscientização dos funcionários. Além da orientação técnica, o caderno apresenta experiências bem sucedidas e oferece uma relação de compradores de aparas de papel e de distribuidores de papel reciclado.

Caderno de Reciclagem – Compostagem

Publicado em 2005

Ensina sobre compostagem e  orienta como preparar em pequena e grande escala um fertilizante bom e barato, no seu quintal, no pátio de sua escola ou empresa. Como matéria-prima, são utilizados restos de cozinha de sua casa, escola ou de restaurante de fábrica ou empresa. Com ele você poderá adubar vasos de flores jardineiras, canteiros para produção de mudas, jardins e hortas.

Caderno de Reciclagem – Condomínios

Publicado em 2004

Esta publicação ajuda na organização de um projeto de coleta seletiva em condomínios residenciais e comerciais, nas mais diversas escalas. Além de dicas sobre o passo-a-passo para implantação e operação, a publicação contém cartazes que auxiliam na sensibilização e orientação dos condôminos.

11 Perguntas e Respostas para Entender a Logística Reversa

E-book desenvolvido pela Pólen – Soluções e Valoração de Resíduos.

Acontece CEMPRE
Receba
nossas notícias
no seu e-mail

Lorem
ipsum norus
avtus epicus
norbet

Nostrud consequat nostrud dolor Excepteur irure. Dolore tempor et laboris Lorem deserunt. Magna incididunt ipsum quis. In pariatur ea nulla nostrud. Aute irure laborum velit minim. Occaecat dolore mollit in. Minim reprehenderit et irure. In aute qui ut. Nostrud consequat nostrud dolor Excepteur irure. Dolore tempor et laboris Lorem deserunt. Magna incididunt ipsum quis. In pariatur ea nulla nostrud. Aute irure laborum velit minim. Occaecat dolore mollit in. Minim reprehenderit et irure. In aute qui ut.