SERVIÇOS

EVENTOS

CEMPRE PREVIEW 2019
 

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, há oito anos, simbolizou um avanço emblemático no movimento pela sustentabilidade no País. A conquista foi alcançada após longo processo de debate no qual o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) desempenhou papel de protagonismo. Posteriormente, o engajamento se consolidou com a articulação em torno da Coalizão Embalagens na perspectiva de somar forças para aplicar a lei na prática, propondo e estruturando a logística reversa desses materiais de largo consumo no cotidiano.

Os resultados da primeira fase do acordo setorial formalizado em 2015 junto ao governo federal para recuperação e retorno das embalagens como matéria-prima às indústrias, apresentados nesta publicação, comprovam o sucesso do caminho até agora trilhado. Da valorização do trabalho dos catadores à maior conscientização ambiental dos consumidores, as ações empresariais permitiram ganhos que fortalecem o modelo brasileiro de logística reversa para ingresso em uma nova etapa. O salto requer contínuo engajamento e políticas públicas no nível federal, estadual e municipal, voltadas ao desenvolvimento do mercado de reciclagem, com mais investimentos e inovações, superando entraves de tributação.

O cenário reforça a necessidade de seguir adiante no compromisso, impulsionado por aprendizados para melhorias contínuas, sem retrocessos que colocam em risco o bem-estar da sociedade e a viabilidade dos próprios negócios.