SERVIÇOS

COOPERATIVAS

O CEMPRE não se responsabiliza pela conduta ética e profissional das cooperativas e/ou empresas aqui relacionadas.

 
 
BUSCA POR PALAVRA-CHAVE

 

 

BUSCA POR CIDADE, ESTADO OU MATERIAL
CADASTRE-SE AQUI
Nossa equipe disponibiliza um link para efetuar o cadastro de Cooperativas, Sucateiros ou Recicladores no banco de dados do Cempre, caso seja seu interesse fazer parte de nosso banco de dados clique no botão abaixo para preencher a ficha de cadastro.
 
CADASTRAR
KIT DIDÁTICO PARA CATADORES

O Ciclosoft constatou que os catadores são responsáveis pela coleta de uma grande quantidade de recicláveis. Seguindo o princípio de valorização do trabalho, foi criado um kit didático batizado Cooperar Reciclando Reciclar Cooperando, que auxilia na formação de associações ou cooperativas constituídas por 20 a 50 catadores.

O kit Cooperar Reciclando Reciclar Cooperando é destinado a todos aqueles que desejam, de forma autodidata, viabilizar a reciclagem através do trabalho cooperado, já que o Cempre não dispõe de funcionários ou recursos para executar e/ou supervisionar tais programas educacionais. O kit vem acompanhado de um manual do instrutor com os primeiros passos para formar uma cooperativa de catadores. Este kit também inclui material para os participantes levarem para casa e relembrar todos os pontos abordados no curso. Há uma fita de vídeo e, finalmente, certificados de participação para serem entregues ao final do curso.

Cooperar Reciclando Reciclar Cooperando foi produzido em parceria com a Organização de Auxílio Fraterno(OAF), uma fundação católica que obteve sucesso na formação da cooperativa Coopamare, em São Paulo. O curso foi idealizado pelo Senac de São Paulo. O lançamento, em setembro de 1994, contou com a presença do então Ministro do Meio Ambiente, Mário Henrique Brandão Cavalcanti.

Em outubro de 1996, o Cempre foi convidado pelo Programa de Gerenciamento Urbano, patrocinado pelo Banco Mundial, UNDP e Habitat, para expor sua experiência num workshop realizado no Cairo, Egito, especialmente dirigido a microempresa de gerenciamento municipal de lixo sólido. Este evento também contou com a presença de representantes de governos e ONGs de muitos países em desenvolvimento. Em setembto de 1998, o Cempre participou do 2º evento do gênero, denominado "Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos" realizado em Belo Horizonte - MG. Em novembro de 1999 o Cempre apoiou e participou do evento "10 anos - Bodas de Papel "realizado pela COOPAMARE", em São Paulo. Em junho de 2000, o Cempre apresentou um resumo das atividades cooperativas brasileiras, no R' 2000 - 5th World congress on Recovery, Recycling and Re-Integration, realizado em Toronto, Canadá.