CEMPRE INFORMA MAIS

PepsiCo une reciclagem e futebol em ação que engaja a sociedade

Termina no sábado, dia 8 de novembro, a ação “Craques da Reciclagem”, promovida pela PepsiCo, que usou o futebol para reunir cooperativas, comunidades e redes sociais em prol da reciclagem. A iniciativa integra o programa Reciclo PepsiCo que busca conscientizar a população para a importância da reciclagem de resíduos pós-consumo no mercado de atuação da empresa (predominantemente, as embalagens de BOPP e PET) de forma a levar sustentabilidade econômica às cooperativas de catadores e sustentabilidade ambiental a toda a sociedade.

Na primeira fase da “Craques da Reciclagem”, cinco cooperativas de catadores de São Paulo apadrinharam times de futebol formados por jogadores amadores de 15 a 19 anos que residem próximo às suas sedes. Cada equipe recebeu o apoio das marcas da PepsiCo (TODDY®, RUFFLES®, MABEL®, GATORADE®  e PEPSI®) e, durante três semanas, a ação foi divulgada na vizinhança das comunidades, estimulando os moradores a levar resíduos recicláveis às cooperativas.

Enquanto isso, foi disponibilizada, na fan page da PepsiCo no facebook, uma aba para participação de internautas de todo o Brasil que puderam conhecer o trabalho das cooperativas, por meio de vídeos, e votar em sua preferida. Depois de vinte dias, as quatro equipes que mais somaram pontos – CooperCaps (Cidade Dutra), CooperPac (Parque Cocaia), Cooper Cral (Parelheiros) e Cooperativa Sem Fronteiras (Jaçanã) – passaram para a fase 2, com o campeonato de futebol amador.

“O programa Reciclo PepsiCo, além de capacitar e melhorar as condições de trabalho das cooperativas, mostra a importância da reciclagem para minimizar o impacto sobre o meio ambiente. O projeto ‘Craques da Reciclagem’ é a continuação dessas ações com as cooperativas e está alinhado com a visão corporativa de Performance com Propósito, cujo objetivo é construir uma companhia sustentável que seja uma boa cidadã em nossas comunidades e uma boa guardiã dos recursos do nosso planeta”, destaca Cristiane Lopes, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Após a decisão dos jogos realizados no Sesc Interlagos, em São Paulo, a cooperativa vencedora será a que obtiver a maior somatória de pontos, considerando os votos dos internautas, o material arrecadado e a classificação nas partidas. O time campeão ganhará uma viagem à cidade de Santos para visitar o Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube. Enquanto os resultados são apurados, o maior objetivo da ação “Craques da Reciclagem” já foi cumprido de goleada: o engajamento da população, com a arrecadação de mais de 6 toneladas de resíduos sólidos para reciclagem. 

8 Para saber mais: https://www.facebook.com/PepsiCoBrasil