CEMPRE INFORMA MAIS

Abiplast estimula comércio eletrônico de resíduos plásticos

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançou, recentemente, o Banco de Resíduos Plásticos, uma plataforma on-line gratuita que auxilia indústrias de todo o país interessadas na compra de resíduos de diversos tipos de materiais plásticos a encontrar fornecedores. O objetivo do serviço é facilitar - e, portanto, ampliar - a realização de negócios na cadeia da reciclagem.

A ferramenta é direcionada a empresas, cooperativas, centrais de triagem, comerciantes de sucatas e indústrias recicladoras e transformadoras. Para participar como fornecedor, é preciso se cadastrar no site, preencher o formulário e aguardar a aprovação. Depois, basta acompanhar no portal a procura por seus produtos. Para as empresas que querem consultar as oportunidades de negócio, é necessário fazer o cadastro ou acessar o site com o login de associado.

Com essa iniciativa, a Abiplast busca contribuir com a reciclagem dos resíduos plásticos, permitindo que possam retornar à cadeia produtiva por meio dos recicladores. A ideia é abastecer as indústrias transformadoras, estimular a redução da extração de recursos naturais e colaborar com a preservação do meio ambiente.

Ao completar 50 anos de atividade em 2017, a Associação exibe uma série de realizações em prol do setor plástico e da reciclagem de material plástico no país. Representando atualmente cerca de 12.500 companhias que empregam um total de 322 mil pessoas, a entidade, além de incentivar ao longo das últimas cinco décadas o uso do plástico nos mais diferentes segmentos, também tem procurado difundir sua reciclagem, estimulando e compartilhando boas práticas.

“O número de empresas dedicadas à reciclagem cresce bem mais que o PIB, na ordem de 10,6% ao ano. A cada tonelada reciclada do produto, é reduzida a emissão de gases do efeito estufa e economiza-se água e energia. Além disso, os empregos nesse segmento crescem 5,4% ao ano. Foi pensando nesse potencial econômico de recicladoras e empresas que a Abiplast desenvolveu o Banco de Resíduos, uma plataforma que irá otimizar e fomentar os negócios entre essas duas pontas da cadeia”, ressalta José Ricardo Roriz, presidente da entidade.

Para saber mais: