CEMPRE INFORMA MAIS

Com a plataforma Wecycle, Braskem incentiva a reciclagem do plástico

Em maio de 2015, a Braskem aproveitou a realização da Feiplastic, uma das principais feiras do setor de plásticos da América Latina, para lançar a plataforma Wecycle. “Entre seus pilares de atuação, destacam-se o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo para projetos específicos, certificação ou qualificação de processos e ações de responsabilidade social voltadas à reciclagem e à valorização dos resíduos plásticos”, conta Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da empresa.

A primeira parceria foi fechada com a Starbucks, para a criação de um produto a partir de resíduos gerados em suas lojas. Foram escolhidos os copos de bebidas frias, que são de polipropileno, e a borra de café. Com base nesses materiais e com a incorporação do Plástico Verde - polietileno da Braskem feito a partir do etanol de cana-de-açúcar que captura gases de efeito estufa -, foi desenvolvido um composto para a produção de lixeiras que são utilizadas dentro das lojas da Starbucks. “A iniciativa permitiu mostrar que esses são resíduos de grande valor e que não devem ir para os aterros. O resultado foram lixeiras produzidas com a mesma qualidade das similares de material virgem e que ainda têm um agradável aroma de café”, destaca Ortega.

Além disso, estão sendo realizadas iniciativas que envolvem os resíduos gerados internamente na Braskem, tanto nos escritórios quanto nas unidades industriais. Esses resíduos vêm sendo reciclados e transformados novamente em resinas com qualidade atestada pela empresa e que podem ter diversas aplicações. Nesse momento, estão sendo promovidas também parcerias com recicladores, cooperativas e empresas da indústria de bens de consumo com o objetivo de completar o ciclo do produto e fechar as cadeias de reciclagem.

Outra frente da plataforma Wecycle envolve a expansão de mercado para a utilização de resinas pós-consumo recicladas (PCR). Os projetos passam ainda por ações de responsabilidade social que buscam a profissionalização de toda a rede da reciclagem. “Ter uma plataforma de trabalho com esse foco reforça o compromisso da Braskem com a cadeia do plástico no Brasil e com a inovação e a tecnologia para a sustentabilidade. É também uma maneira de valorizar a imagem do plástico, fortalecendo a mensagem de que se trata de uma matéria-prima reciclável que permite a geração de produtos de qualidade com as resinas pós-consumo”, garante Ortega. Estão sendo esperadas mais novidades, a partir de projetos dentro da plataforma Wecycle, para o segundo semestre deste ano.

Para saber mais: https://www.braskem.com.br/