CEMPRE INFORMA MAIS

Tetra Pak e HP recebem prêmio de sustentabilidade da Amcham

A Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil - Estados Unidos) entregou, no dia 10 de dezembro, os troféus aos ganhadores do Prêmio Eco 2015. Em sua 33ª edição, a iniciativa visa reconhecer as empresas mais inovadoras em sustentabilidade empresarial no país. Ao longo de três décadas, a premiação já mobilizou 2.267 companhias brasileiras e multinacionais. Dos 2.763 projetos inscritos, 262 foram premiados.

“Nosso Prêmio Eco destaca exemplos de empresas que decidiram, realizaram e mostram na prática como é possível empreender, investir e criar valor com respeito ao meio ambiente e ao ser humano. E sem sustentabilidade, uma empresa não tem vida longa”, comentou na cerimônia de entrega do Eco 2015 o presidente do Citi Brasil e do conselho de Administração da Amcham, Hélio Magalhães.

Entre os vencedores de 2015, estão dois associados do Cempre: Tetra Pak e HP Brasil. A Tetra Pak foi reconhecida na modalidade ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade) que premia as empresas que incorporam a sustentabilidade em todo o seu modelo de negócio. A HP mereceu destaque na categoria Processos, da modalidade Práticas de Sustentabilidade, com seu projeto de economia circular – reaproveitamento de insumos na cadeia produtiva.

Tetra Pak

A empresa recebeu seu terceiro Prêmio Eco, o que demonstra a consistência do trabalho que desenvolve em prol da sustentabilidade, com foco na produção de embalagens com matérias-primas renováveis e incentivo à reciclagem e práticas de preservação ambiental, além de apoiar a utilização de ferramentas e processos de melhoria de qualidade entre seus parceiros de negócios.

As embalagens da Tetra Pak possuem a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®). Em seu portfólio, é usado, desde 2011, polietileno de cana-de-açúcar em tampas e, em 2014, a empresa começou a produzir embalagens com polietileno de cana-de-açúcar, aumentando para até 82% a composição de matéria-prima de fonte renovável.

No último ano, a Tetra Pak atingiu a marca de 26% de reciclagem de tudo o que produz, sendo sua meta chegar até 40% em 2020. A empresa patrocina também ações de educação ambiental que já atingiram 120 mil pessoas em mais de 65 municípios.

HP Brasil

Após ter conquistado um troféu em 2013 na modalidade ELIS, a HP Brasil destacou-se, neste ano, na categoria Práticas de Sustentabilidade – Processos que reconheceu o esforço da empresa em reciclar materiais eletrônicos e reaproveitá-los na fabricação de cartuchos de tinta e impressoras. Para isso, foi preciso enfrentar o desafio de obter a qualidade e as especificações necessárias para o uso de plásticos e polímeros reciclados como matéria-prima na produção de partes e peças de seus produtos.

Em 2011, a HP lançou o programa Smartwaste no Brasil, usando identificação por radiofrequência (tecnologia RFID) em suas impressoras, para o futuro reaproveitamento dos equipamentos ao final de sua vida útil. Até agora, foram rastreadas mais de 44 mil impressoras obsoletas responsáveis por mais de 180 toneladas de matéria-prima reciclada a ser utilizada. Atualmente, o percentual médio de material reciclado na composição dos produtos fabricados pela HP no país chega a 8% e o objetivo é atingir 20% até 2017.

Em relação aos cartuchos de tinta, hoje em torno de 75% dos produtos vendidos contêm aproximadamente 70% de material reciclado em sua composição. Entre 2012 e 2014, a empresa mais que dobrou o volume de material reciclado em produtos fabricados no Brasil, passando de 135 toneladas para 364 toneladas.

Para saber mais: http://www.amcham.com.br