CEMPRE INFORMA MAIS

McDonald’s e TNC fazem ação para promover o uso consciente da água

Durante o mês de outubro, os consumidores que fizerem seus pedidos em todas as 871 lojas do McDonald’s no Brasil terão acesso a mensagens sobre a importância do consumo consciente da água e da conservação das florestas que protegem rios e nascentes, veiculadas nas lâminas de papel que cobrem as bandejas da rede. A novidade é uma iniciativa conjunta do McDonald’s e da The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores organizações ambientais do mundo.

A expectativa é que a ação atinja, diariamente, 1,7 milhão de pessoas - público que passa pelas lojas da rede todos os dias. De forma lúdica, as lâminas mostram, por exemplo, que a restauração de florestas em áreas de nascentes de rios contribui para garantir a disponibilidade de água mesmo em épocas de pouca chuva. A criação das mensagens foi supervisionada pela equipe de especialistas em segurança hídrica da TNC, que tem na recuperação de florestas em áreas de mananciais um de seus focos mais importantes no Brasil. A organizaçãocontribui para a conservação de nascentes que alimentam os dois principais sistemas de abastecimento de São Paulo, o Cantareira e o Alto Tietê, e o principal sistema do Rio de Janeiro, o Paraíba do Sul.

“É uma ação de mobilização ambiental de crianças e adultos. A ideia é abrir espaço para que pais e filhos conversem sobre a conexão entre florestas e rios e sobre como usar a água em casa de forma racional. Também queremos estimular o consumidor a perceber que ele pode participar da conservação de mananciais, divulgando essas ações nas redes sociais, apoiando projetos de restauração e conversando com os governos de sua região”, afirma Marcelo Moura, diretor de Marketing da TNC.

Para o diretor de Sustentabilidade do McDonald’s para a América Latina, Leonardo Correa de Souza Lima, a campanha reforça o compromisso da rede com a sustentabilidade. “Temos realizado um forte trabalho interno de uso consciente da água e necessitamos estendê-lo para a sociedade em geral. A lâmina de bandeja é um canal de comunicação que interage com um público bastante abrangente no Brasil e o McDonald’s está muito satisfeito em utilizá-lo para alertar a população sobre um bem tão precioso para todos nós.”

A iniciativa da TNC e do McDonald’s surge em um momento de escassez hídrica em São Paulo e outras regiões do Brasil. Para a TNC, as mensagens escolhidas ajudam a dar impulso tanto à solução de curto prazo, que é a economia de água por parte da população, quanto à solução de longo prazo – o investimento em infraestrutura verde para conservar rios e nascentes.

Para saber mais: