CEMPRE INFORMA MAIS

Cempre recebe Comenda Ambiental em São Lourenço

O Cempre foi homenageado, no dia 22 de março, com a Comenda Ambiental das Águas 2015, concedida pela Prefeitura de São Lourenço, em Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Entregue no Dia Mundial da Água, a Comenda - criada em 2011 pela ensaísta e escritora Ivanise Junqueira Ferraz - destaca personalidades que se distinguem na preocupação com o meio ambiente, o turismo e a cultura.

"Anualmente, são entregues medalhas aos homenageados de diversos segmentos. O Cempre foi indicado pela Nestlé Waters por ser nosso parceiro dedicado à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo e que trabalha na conscientização da sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos, estando totalmente alinhado com os princípios ambientais da empresa”, detalha Vera Mello, gerente do Parque das Águas da Nestlé Waters.

Em conjunto com a Nestlé Waters, o Cempre vem se dedicando à promoção da reciclagem na região, através da capacitação e doação de equipamentos à Cooperativa de Catadores de São Lourenço (Coopreci) e da implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Segundo a analista de projetos do Cempre, Aline Paschoalino, a Comenda representa um grande incentivo ao trabalho da associação. “O reconhecimento mostra a relevância de nossa atuação e contribui para a conscientização da população sobre o valor da coleta seletiva na cidade”, explica. “A Comenda também demonstra que os catadores têm uma função essencial na sociedade e serve de motivação para que eles continuem prestando esse importante serviço.”

“Ao homenagear essas personalidades, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço atrai a atenção do Brasil e do mundo para as águas que fizeram Minas Gerais ficar conhecida como a caixa dágua do Brasil, com destaque para a região sul, onde se concentra um número inestimável de nascentes de características especiais. A condecoração é o nosso tributo às águas”, comenta o prefeito de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto.

A Nestlé Waters já recebeu a Comenda em edições anteriores em função de seu cuidado na gestão dos recursos naturais. “Depois de contribuir com o desenvolvimento de três cooperativas em parceria com o Cempre em outras localidades, a Nestlé Waters resolveu fazer um projeto diferenciado para São Lourenço. Queríamos, juntamente com a Prefeitura e a população, transformar o município em exemplo no tratamento de resíduos sólidos”, conta Renata De Stefano Lima Barbosa, gerente de Marketing Nestlé Waters. “Para isso, compramos maquinário, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a Coopreci e passamos a trabalhar com a Prefeitura, o Cempre e a ong local ‘Todos por São Lourenço’ para transformar a realidade local. Estamos entregando Pontos de Entrega Voluntária e fazendo a conscientização dos moradores para que levem seus resíduos separados até os PEVs. Com isso, queremos aumentar a quantidade de recicláveis coletados e oferecer melhores condições de trabalho e vida aos catadores. Por seu empenho nesse processo, o Cempre merece o reconhecimento da Comenda Ambiental das Águas 2015”.

Para saber mais: www.saolourenco.mg.gov.br/