CEMPRE INFORMA MAIS

Chapada dos Guimarães contrata cooperativa para coleta seletiva

Conhecido por receber milhares de turistas todos os anos para conhecer de perto as atrações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o pequeno município homônimo iniciou o ano com uma conquista para seus cerca de 18 mil cidadãos: a contratação pela prefeitura de uma cooperativa de catadores, a Coopchamar, para a realização dos serviços de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Assinado no dia 22 de janeiro, o contrato representa um passo importante para a cooperativa, não apenas em relação ao reconhecimento do papel dos catadores, mas para sua inclusão socioeconômica - prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010. "A Coopchamar conta com 20 cooperados, ou seja, são 20 famílias que estão sendo beneficiadas. O contrato é muito importante para que possamos nos estruturar e prestar um serviço ainda melhor", comenta Juarez Teles de Amorim Filho, presidente da cooperativa.

Segundo Luciano Eletério Franco de Assis, secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município mato-grossense, a coleta porta a porta cobre 35% da cidade e está voltada para o recolhimento de papelão, ferro, latas de alumínio, PET e sacolas plásticas. O volume médio é de 15 toneladas diárias, podendo dobrar nos finais de semana e feriados, em função da elevada presença de turistas que visitam o local. “A Coopchamar já fazia esse trabalho de maneira informal. A contratação visa dar maior legitimidade a essa parceria e melhorar o sistema que conta também com Postos de Entrega Voluntária”, detalha.

Embora ainda localizada apenas nos bairros centrais, a coleta seletiva porta a porta tem forte apoio da população que, de acordo com o secretário, realiza a separação de forma adequada. Entre os próximos passos, estão a expansão do sistema, a melhoria da gestão da cooperativa e a captação de recursos, via editais, para a compra de equipamentos e veículos. “Temos, agora, que nos capacitar para atender a esse novo desafio que, sem dúvida, será bom para nós e para o município”, anima-se o presidente da Coopchamar.

Para saber mais: http://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/