CEMPRE INFORMA Número 152 Março/Abril

Desafios e Oportunidades

Uma moda que veio para ficar

Embalagens PET e aparas de malha: essas são as matérias-primas dos tecidos criados pela EcoSimple, empresa instalada na cidade de Americana (SP), de onde sai uma infinidade de opções para a produção de roupas, acessórios, móveis e itens de decoração. Suas criações já mereceram as passarelas da São Paulo Fashion Week, em peças da marca Alexandre Herchcovitch, e em Nova York pela marca Brave Gentleman, objetos de decoração e mobiliário assinados pelo designer Zanini de Zanine, entre outros.

Divulgação

A Simple Têxtil Design foi fundada em 1994 por Claudio Rocha e Marisa Ferragutt, com expertise na metodologia de fabricação verticalizada para a indústria têxtil, distribuidores, atacadistas de tecidos, magazines e confecções. Dez anos depois, eles iniciaram a produção própria e a terceirização de serviços têxteis. “Em 2010, criamos a EcoSimple, uma empresa com conceito inovador e completamente sustentável”, conta Claudio Rocha. Com equipamentos de alta tecnologia, a marca agrega valor às suas criações, o que lhe garante a aceitação do mercado de luxo e reconhecimentos como o selo de certificação Ecolabel de tecido ecologicamente correto para comercialização na um dos destinos de seus produtos.

Cada metro de tecido EcoSimple retira do meio ambiente 8 garrafas de PET e 450 g de aparas de malha. “Nosso principal diferencial, além do design, é o desenvolvimento de peças que colaboram com a sustentabilidade do planeta”, destaca Rocha. “Já é possível perceber que os consumidores estão mais conscientes e valorizam esse aspecto na hora de definir suas escolhas.”

Como ocorre com todas as empresas que utilizam materiais reciclados, a EcoSimple ressente a falta de apoio e incentivos do governo. “Apesar disso, tivemos muitos acertos em nossa trajetória e o maior deles é, sem dúvida, ter desenvolvido clientes e parceiros que acreditam em nosso conceito e prezam a sustentabilidade aliada à qualidade.”

Para saber mais: http://www.ecosimple.com.br