CEMPRE INFORMA Número 143 Setembro/Outubro

Mercados e Recados

Compromisso de ponta a ponta

A SC Johnson - fabricante de marcas de destaque como Glade®, Raid®, Baygon®, Off!®, Pato®, Ziploc®, Bravo® e Mr. Músculo® - partiu de uma expectativa de 7 toneladas de embalagens de aerossol de aço reciclado para alcançar 50 toneladas, logo no primeiro ano do programa de logística reversa da marca Glade®. Originalmente uma parceria com o Walmart, o projeto iniciado em 2013 incluía uma ampla mudança na cadeia de produção, com alterações na fórmula e nos fornecedores, assim como a criação de um programa de reciclagem pós-consumo.

Como a reciclagem de latas de aerossol de aço é algo novo no Brasil, a SC Johnson - juntamente com a ProLabAmbiental, empresa de gestão e soluções de processos que promove iniciativas de sustentabilidade - tem sido pioneira no desenvolvimento de uma nova metodologia de reciclagem. No processo, separa-se cada componente em um ambiente seguro e controlado para que seja possível reinserir os materiais recicláveis na cadeia produtiva.

O projeto também vem ajudando na inclusão social de catadores por meio de um programa de incentivo com a ProLab e o Instituto GEA. Com apoio social e financeiro, a SC Johnson tem incentivado os catadores a se registrarem oficialmente em cooperativas, aumentando sua renda e melhorando as condições de trabalho. Estão envolvidas no programa 36 entidades que reúnem cerca de 900 catadores, sediadas na Grande São Paulo, Santos, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba.

Desde o final de 2013, Glade® Aerossol conta com uma nova fórmula que reduziu o gás liquefeito de petróleo (GLP), um recurso não renovável, em 30% em relação à formulação anterior, além de diminuir a emissão de CO2, de COV (Composto Orgânico Volátil) e o consumo de gás não renovável e combustível. A empresa também fez mudanças na cadeia de abastecimento, utilizando fornecedores mais locais de propelentes, fragrâncias, matérias-primas e tampas, minimizando o impacto ambiental associado à cadeia de abastecimento. O novo modelo de produção de Glade® Aerossol tem representado uma redução total de 40 mil litros de consumo de diesel por ano, equivalente a 180 toneladas de CO2.

As embalagens de Glade® recolhidas vão para a ProLab, onde são devidamente despressurizadas e enfardadas, antes de seguir para a reciclagem. Desse modo, a embalagem pós-consumo pode se transformar novamente em matériaprima para embalagem de Glade®. "Como empresa familiar, consideramos que a parceria com a ProLab e o Instituto GEA nesse projeto de reciclagem único nos permitiu oferecer opções aos consumidores para ajudá-los a fazer escolhas mais verdes", avalia Stephane Reverdy, presidente da SC Johnson Brasil.

Para saber mais: http://www.scjohnson.com.br/