CEMPRE INFORMA Número 154 Julho/Agosto

Reciclando ideias

GPA e Braskem produzem embalagens com plástico reciclado

O Grupo GPA, maior empresa varejista do Brasil, e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, uniram suas forças em uma ação inovadora.

A parceria, já em funcionamento, pretende reciclar 60 toneladas de plástico por ano para produzir as novas embalagens do tiramanchas Qualitá, marca exclusiva comercializada nas redes Extra e Pão de Açúcar.

Para isso, a iniciativa - que faz parte da plataforma Wecycle da Braskem e integra o programa o Novo de Novo do GPA - utiliza os materiais descartados nas próprias Estações de Reciclagem instaladas nos supermercados Pão de Açúcar que são doados às cooperativas ligadas ao programa. Depois de separado, o plástico é enviado a uma recicladora que produz a resina composta de 70% de material reciclado e 30% de polietileno virgem. Essa resina é então vendida a um transformador de plástico que fabrica a embalagem e faz o envase.

Soluções customizadas

A meta é que todo o volume do tira-manchas Qualitá comercializado no país - cerca de 10 mil potes por mês - tenha embalagens feitas com a resina reciclada. Hoje, são utilizados materiais de parte das Estações localizadas nas lojas Pão de Açúcar da Grande São Paulo, mas novas Estações e cooperativas serão incluídas no programa. “A parceria é a concretização de nosso objetivo de desenvolver, em conjunto com a cadeia, soluções customizadas para reciclagem e novas aplicações do plástico pós-consumo”, diz Américo Bartilotti, diretor de Polietileno da Braskem.

Para assegurar o respeito às legislações vigentes e às exigências de sustentabilidade, cooperativas e recicladoras passaram por processos de auditoria do Wecycle. As cooperativas agora também fazem parte do ser+realizador, programa da Braskem voltado ao aumento da reciclagem de resíduos pós-consumo de maneira colaborativa, ao desenvolvimento do trabalho dos catadores e à profissionalização das cooperativas.

A ação representa ainda a expansão do programa Novo de Novo do GPA que já reinsere no ciclo produtivo papéis e embalagens longa vida coletados nas Estações de Reciclagem. As cooperativas responsáveis pela triagem desses materiais contam com o apoio do GPA para sua venda à fábrica que produz as embalagens das linhas Qualitá e Taeq. De todo o material recolhido, 75% da composição é celulose que é transformada novamente em papel.

Sustentabilidade no varejo

O GPA dispõe atualmente de 105 Estações que recebem de 8 a 10 mil toneladas de materiais recicláveis por ano. A coleta é feita por mais de 40 cooperativas em todo o Brasil. Por meio desse programa de logística reversa, 40 produtos já têm o selo de identificação em suas embalagens. Em volume, são cerca de 20% de todas as embalagens de papel-cartão das marcas Qualitá e Taeq. Em 2016, o Grupo GPA estendeu o Novo de Novo para a cadeia de plásticos, junto com a Braskem. “O GPA sempre foi pioneiro em iniciativas relacionadas à sustentabilidade no varejo.

Com essa parceria com a Braskem, estamos dando um passo ainda maior, unindo todas as pontas da cadeia de produção ao ciclo de vida do consumo. E, claro, engajando nossos consumidores a assumir essa responsabilidade conosco”, explica Laura Pires, diretora de Sustentabilidade do GPA.

 Para saber mais: